Carrinho 0
ana-gabriela-godinho

Ana Gabriela Godinho Lima

Professora e Pesquisadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde integra o Programa de Pós-Graduação. Visiting Researcher, School of Creative Arts, University of Hertfordshire (Reino Unido). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa “Percursos e Projetos: Arquitetura e Design” envolvendo a FAU-Mackenzie, FAUUSP, School of Creative Arts, UH e Escola Técnica Superior da Coruña, Espanha. Co-editora do periódico Espanhol BAc – Boletín Académico: Revista de investigación y arquitectura contemporânea.

Atualmente coordena o ramo brasileiro do projeto internacional “Women in Architecture”, envolvendo a Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade Politécnica de Valência, Espanha e a Architectural Association em Londres, Reino Unido. Entre os temas de pesquisa e ensino estão a Pesquisa Acadêmica nas Áreas de Prática Projetual (Practice Based Research), o Processo de Projeto em Arquitetura e Design, Teoria e Crítica de Arquitetura, Estudos de Gênero e Educação Superior em Arquitetura.

beatriz-westin

Beatriz Westin de Cerqueira Leite

Beatriz Westin de Cerqueira Leite, licenciada em História e Mestre em História pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília e Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus de Marília). Professora Titular pela (UNESP – Campus de Assis).

É autora das publicações: O Senado nos Anos Finais do Império, Região Bragantina: estudo econômico e social – 1653–1856 e Joaquim Nabuco. Recentemente apresentou capítulo na obra História do Estado de São Paulo. A Formação da Unidade Paulista.

daniel-motta

Daniel Motta

Daniel Motta, designer gráfico paulistano da safra de 1980. Já colaborou em algumas das mais importantes publicações do país como Playboy, Superinteressante, Trip, Nova Escola, Estilo, Bons Fluidos e Bizz. Foi um dos fundadores da Revista Zero, publicação especializada em cultura pop do início dos anos 2000. É o autor dos livros Poptogramas e Poptogramas Brasilis (Altamira Editorial).

eduardo-caravieri

Eduardo Caravieri

Eduardo Caravieri, advogado e administrador de empresas, cursou direito na PUC–SP e M.B.A. na FAAP–SP, com extensão na Universidade do Novo México – U.S.A. Nasceu e sempre viveu na cidade de São Paulo, onde os contrastes desta grande metrópole inspiraram-no a escrever seu primeiro romance policial, um suspense paulistano que traz uma sociedade global, marcada pela brasilidade local.

gustavo-lassala

Gustavo Lassala

Gustavo Lassala é professor universitário, pesquisador e escritor. Possui formação técnica em Artes Gráficas, graduação em Design, mestrado em Educação, Arte e História da Cultura e doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Pesquisa Arte Urbana desde 2003 e cria Abelhas Nativas Sem Ferrão como hobby desde 2012. É idealizador dos livros “Pichação não é pixação” e “O Elo Invisível” publicados pela editora Altamira. Essas obras embora apresentem temáticas tão incomuns demonstram o interesse do autor em contribuir com a discussão da temática ambiental, artística e sociocultural na atualidade.

jan-tschichold

Jan Tschichold

Jan Tschichold (1902-1974), tipógrafo e designer alemão, é considerado o principal teórico e divulgador do movimento denominado Nova Tipografia. Além do número especial Elementare Typographie, entre seus trabalhos mais conhecidos estão o livro Die neue Typographie (A nova tipografia, 1928), a reformulação do projeto gráfico da Penguin Books (1947-1949) e a família tipográfica Sabon (1967).

manoel-bellotto

Manoel Bellotto

Manoel Bellotto (1933 – 2011), graduação em História pela Universidade de São Paulo (1959) e doutorado em História da América de Colonização Espanhola pela Universidade de São Paulo (1969). Livre Docente (1983) e Professor Titular UNESP. Consultor científico – Museu da Emigração e das Comunidades tendo sido professor/orientador credenciado da Universidade de São Paulo. Teve atuação nas áreas de Metodologia Científica e Artística e de História, com ênfase em História da América de Colonização Espanhola, atuava principalmente nos seguintes temas: transposição cultural, história, arquitetura rural, escultura e arte pública. É autor de publicações como San Martin; Bolívar e Mariátegui.

marcia-mello

Márcia Mello Costa De Liberal

Márcia Mello Costa De Liberal é pós-doutora em Ciência Política pelo CEIL-PIETTE/Universidad de Buenos Aires e em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa. Tem vários artigos publicados nas áreas de economia, educação, ética, gestão, religião, trabalho e sociedade.

É organizadora dos livros: Um Olhar Sobre Ética e Cidadania (volumes I e II); Ética – Reflexões Contemporâneas; Educar para o Trabalho – estudos sobre os novos paradigmas; O Impacto da Práxis Religiosa na Construção de Vínculos Sociais; A Ética a Serviço da Comunicação; Reflexões Sobre o Fazer do Educador e do Docente. É autora dos livros O Trabalhador Adolescente no Brasil e A Metamorfose do Trabalho na Era da Globalização.

Nara

Nara Silvia Marcondes Martins

Nara Silvia Marcondes Martins é pós-doutora em artes visuais pela faculdade de belas-artes na Universidade de Lisboa, doutora em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo e tem mestrado em artes visuais pela Unesp. Graduou-se em artes plásticas pela Belas Artes São Paulo e em propaganda e marketing pela Faap. É docente e pesquisadora em tempo integral da Universidade Presbiteriana Mackenzie – dando aulas na graduação no curso de design e arquitetura e urbanismo. Lidera o grupo de pesquisa Design, Teoria e Projeto (CNPq). É pesquisadora nas áreas de design, comunicação e artes visuais e já publicou sobre teoria e história do design, design socioambiental, design contemporâneo e as interpretações sobre a lógica fuzzyfun design, teoria do caos aplicada a diversos objetos do mundo contemporâneo. É a atual presidente da ONG Design Possível.

neide-marcondes

Neide Marcondes

Neide Marcondes é doutora em Artes pela Universidade de São Paulo e professora titular em história e teoria da arte na Unesp. Em sua atuação como artista plástica, teve trabalhos incluídos em exposições no Brasil e em países, como Itália, França, Espanha, Portugal e Holanda. Algumas de suas obras integram acervos de galerias e museus brasileiros e internacionais. É autora das publicações Uma guerrilheira [o]culta; À procura do castelo dos Faria: o crepúsculo do irreal; Dresden, a Florença do Elba; Na trilha do passado paulista: Piracicaba século XIX; entre outros.

perrone_pb

Rafael Antonio Cunha Perrone

Rafael Perrone tem graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) (1973), mestrado em administração pública e planejamento urbano pela Fundação Getulio Vargas – SP (1984) e doutorado (1993) e livre-docência (2008) pela USP. Atualmente é professor livre-docente da USP e professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além da experiência acadêmica, atua profissionalmente desenvolvendo trabalhos na área de arquitetura. Recebeu diversas premiações de projetos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) (1983, 1987,1989, 1994, 1999, 2000, 2002, 2004, 2006). Em 1999, recebeu o Prêmio Carlos Barjas Milan do IAB-SP; em 2003, o Prêmio Votorantim da V Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; e, em 2006, o Prêmio do Júri da XXX Bienal Latinoamericana de Arquitetura. Tem artigos e projetos publicados em revistas nacionais e internacionais. Foi membro de júris do Prêmio Movesp, do Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira e da premiação IAB-SP (1987). Publicou, com Heliana Vargas, o livro Fundamentos de projeto: arquitetura e urbanismo (2014) e, com Ana Tagliari e Wilson Flório, Vilanova Artigas. Projetos residenciais não construídos (2017).

ruth-verde-zeins

Ruth Verde Zein

A arquiteta Ruth Verde Zein, arquiteta e Urbanista (1977) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, mestre (1999) e doutora (2005) em Teoria, História e Crítica de Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutora (2008) pela FAU-USP.  Sua tese de doutorado sobre a arquitetura brutalista de sua cidade ganhou o Prêmio CAPES (2006) e tem sido ainda mais explorada em uma pesquisa de nível mundial sobre o assunto. É pesquisadora voluntária do PROPAR-UFRGS.

Vasto conhecimento na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projeto e pesquisa em arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura brasileira, arquitetura latino-americana, arquitetura moderna, arquitetura contemporânea, crítica de arquitetura, teoria da arquitetura e ensino de arquitetura. É co-autora ou autora de vários artigos e livros sendo os mais recentes; Brasil: Arquiteturas após 1950; com M.A.J.Bastos (2010) e ; Brutalist Connections: What they stand for; (2014) e tem dezenas de artigos publicados e capítulos sobre a arquitetura moderna e contemporânea Brasileira e Latino-americana.

simone-lassala

Simone Lassala

Simone Lassala é pedagoga e escritora. Formada pela PUC-SP, com habilitação em Educação Infantil. Atua como professora no ensino básico há mais de 15 anos e já participou da elaboração de material pedagógico de Ciências para turmas de 4º ano. É Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC-SP e sua dissertação aborda a relação família – escola num comparativo entre escolas públicas e privadas. É autora do livro infantil “O Elo Invisível” publicado pelo selo editoral Altamirim, da editora Altamira.